16.10.06

Atividade 3 Escola Cultura e Sociedade...

Respostas a partir da leitura do texto "A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora" de Émile Durkheim.

1)Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Segundo Durkheim a definição feita por Stuart Mill é muito ampla englobando fatores diversos. Ele diz que o verdadeiro conceito de educação se faz da ação dos adultos sobre aqueles que ainda não se encontram preparados para a vida social.

2) Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
Uma delas seria que o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz (Kant). E a outra para a qual a educação teria por objetivo que é fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes (James Mill). Elas partem do pressuposto de que há uma educação ideal para todos os homens, sendo como essa a educação universal e única.

3)O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para definir educação, será preciso, considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns.

4)De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Existem certas idéias que são base para toda e qualquer educação seja a do rico e a do pobre como a arte , a ciência, diretos e deveres...somente a partir daí se diferencia conforme a carreira a ser seguida.

5)Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança?
O primeiro deve despertar na criança um conjunto de idéias, é o que chamamos de base da educação, que a sociedade considera indispensável a todos os membros.O segundo é o que o grupo social particular (família, classe social, profissão) ou a sociedade considere ideal e indispensável a todos que o formam.

6)A partir da definição”A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” o que conclui Durkheim?Explique?
Ele conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Em cada um de nós, já o vimos, pode-se dizer que existem dois seres. Um, constituído de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal; é o que se poderia chamar ser individual. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie. Seu conjunto forma o ser social. Constituir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.

7)Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Um depende do outro, sendo que desejando melhorar a sociedade ele deseje melhorar a si. A ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, engrandece e torna criatura verdadeiramente humana.

1 comment:

Mara said...

Aline: Que achas das afirmações feitas por Durkheim?
Profª Mara N Silva