3.12.06

ECS 5
Os três tipos de dominação
Define a dominação a probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato, que segundo Weber pode se manifestar em três tipos:
A primeira, dominação legal, tem como exemplo a dominação burocrática, onde a obediência está graduada em uma hierarquia de cargos, em que os inferiores são subordinados dos superiores. Este direito se dá, em virtude de uma regra estatuída, que esclarece e estabelece a quem se deve obedecer e em que medida obedecer. Exemplos claros deste tipo dominação são estruturas de estados e municípios, empresas capitalistas privadas ou também associações com fins utilitários.
A segunda, dominação tradicional, caracteriza-se pela dominação patriarcal. Neste tipo de dominação quem da as ordens é o "senhor" e quem obedece é o "súdito". Ao contrário da dominação legal, esta obedece-se a pessoa em virtude de sua dignidade própria, por fidelidade e não somente pelo dever ou disciplina ligada ao cargo.
A última, dominação carismática, funda-se no afeto e no carisma do apóstolo pelo líder, como é chamado o tipo que manda. Obedece-se a ele por suas qualidades, ou seja, enquanto seu carisma subsiste é adorado e respeitado, mas quando é desacreditado seu domínio decai. Damos como exemplos a dominação do profeta, do herói guerreiro entre outros.
Enfim, Weber nos mostra que fazemos parte de uma sociedade onde ora somos dominados e ora dominantes praticamente em todos os momentos.

No comments: