13.12.06

ECS 7




MARX E ENGELS
Karl Heinrich Marx (1818-1883)
O pensador Alemão, foi um dos mais influentes de todos os tempos. Durante sua vida combinou o estudo das ciências humanas com a militância revolucionária, criando um sistema de idéias mais influentes da história. Direta ou indiretamente, a obra do filósofo alemão originou várias vertentes pedagógicas comprometidas com a mudança da sociedade.
Na base do pensamento de Marx está a idéia de que tudo se encontra em constante processo de mudança. O motor da mudança são os conflitos resultantes das contradições de uma mesma realidade. Para Marx, o conflito que explica a história é a luta de classes. Segundo o filósofo, as sociedades se estruturam de modo a promover os interesses da classe economicamente dominante. No capitalismo, a classe dominante é a burguesia; e aquela que vende sua força de trabalho e recebe apenas parte do valor que produz é o proletariado.
O marxismo prevê que o proletariado se libertará dos vínculos com as forças opressoras e, assim, dará origem a uma nova sociedade.
Dizia Engels, sobreMarx após sua morte:
Marx era, antes de tudo, um revolucionário. Sua verdadeira missão na vida era contribuir, de um modo ou de outro, para a derrubada da sociedade capitalista e das instituições estatais por estas suscitadas, contribuir para a libertação do proletariado moderno, que ele foi o primeiro a tornar consciente de sua posição e de suas necessidades, consciente das condições de sua emancipação. A luta era seu elemento. E ele lutou com uma tenacidade e um sucesso com quem poucos puderam rivalizar.
(...)
Friedrich Engels(1820-1895)
Filósofo alemão. Oriundo de uma família da burguesia industrial, observa e conhece desde jovem as penosas condições de vida dos trabalhadores, tanto na Alemanha como em Inglaterra. Junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo cientifico ou o marxismo. Desde o dia em que o destino juntou Karl Marx e Friedrich Engels, a obra a que os dois amigos consagraram toda a sua vida converteu-se numa obra comum. Assim, para compreender o que Friedrich Engels fez pelo proletariado, é necessário ter-se uma idéia precisa do papel desempenhado pela doutrina e atividade de Marx no desenvolvimento do movimento operário contemporâneo.
Foram os primeiros a demonstrar que a classe operária e as suas reivindicações são um produto necessário do regime economico atual que, juntamente com a burguesia, cria e organiza inevitavelmente o proletariado; demonstraram que não são as tentativas bem intencionadas dos homens de coração generoso que libertarão a humanidade dos males que hoje a esmagam, mas a luta de classe do proletariado organizado.
Fonte de pesquisa: Revista Nova Escola.Grandes Pensadores vol 2
Wikipédia: http://pt.wikipédia.org/wiki/friedrich_engels

2 comments:

Mara said...

Aline: É importante citar a fonte usada na tua pesquisa. Por exemplo, http://www.marxists.org/portugues/lenin/1895/misc/engels-avante.htm
Mara N Silva

Mara said...

Aline: Que bom que revisastes a atividade e colocastes a fonte online. Profª Mara N Silva