10.1.07

ESC 11
Desigualdades Educativas e estruturais no Brasil
A escolarização em nosso país tem se tornado um bem desigualmente destribuído. Há uma disparidade entre o ensino oferecido em escolas públicas(municipal, estadual ou federal) e escolas particulares.A rede pública acolhe os alunos de baixa renda(que são a maioria em nosso país), já a escola particular, a elite.Ambos contribuiram para a progressão do sistema educativo brasileiro,que nas últimas décadas cresceu bastante, mas ainda há muito o que se fazer.Uma das razões da disparidade é a descentralização do ensino, os estados mais desenvolvidos economicamente conseqüentemente terão mais verbas para gastar com educação, já os municípios dependem de repasses e pequenas taxas locais.
Na rede particular as mensalidades chegam a ser exorbitantes, se comparadas ao ensino público seriam superiores as despezas anuais por aluno e em certos casos chegam a ser 20 vezes superiores.
Se olharmos a educação no nordeste brasileiro, veremos o quanto é precária, seus docentes não tem formação pedagógica, além de seus salários serem os menores comparados a outros estados.Lá um quarto da população nunca foi escolarizada, sendo muitas vezes as crianças obrigadas a sairem da escola para entrar precocemente no mundo do trabalho.
Mas cabe lembrar que essas redes não são estáticas, e que a qualidade da rede pública depende de uma boa política educativa desenvolvida no plano municipal, estadual ou federal.Depende de nós escolhermos bons governantes.
Fonte: Desigualdades educativas estruturais no Brasil:entre estado, privatização e descentralização
de A.J. Akkari

1 comment:

Mara said...

Olá Aline!
Essa discussão é importante, e com certeza retornará ao longo do curso, dando a vocês a oportunidade de aprofundamento. Profª Mara N Silva